A hérnia é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura protrua através dele. Ainda que hérnias possam ocorrer em muitos lugares no corpo humano, elas são mais comuns na parede abdominal.
O sinal mais comum é o abaulamento ou inchaço no abdome, mais frequentemente na virilha, região umbilical ou junto a cicatrizes. Percebe-se na área da hérnia a protrusão de um conteúdo intra-abdominal que fica represado apenas pela pele. Dor e ardência na área afetada são sintomas comuns.
As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia.
A boa notícia é que atualmente a cirurgia para hérnia é rápida, fácil e de pouco desconforto. A equipe médica do Hernia Center usa procedimentos minimamente invasivos, por videolaparoscopia ou por inserção de telas tridimensionais com mini-incisão e de baixíssima agressão cirúrgica.
O uso de telas modernas, parcialmente absorvíveis e com baixa densidade, faz a integração mais rápida destes dispositivos aumentar a qualidade dos reparos.
Para as hérnias inguinais, os dispositivos tridimensionais inseridos por mini-incisão definem o sistema cirúrgico mais adequado às nossas metas de resultado, combinando várias vantagens de sistemas cirúrgicos que o antecederam. Permitem rápido retorno às atividades normais e podem ser aplicados com anestesia local em regime ambulatorial (sem internação).